BioGeo10

Blog de apoio à disciplina de Biologia e Geologia (ano 1)

Fontes hidrotermais – “Oásis de Vida”

Posted by MP em Março 10, 2009

As fontes hidrotermais aparecem associadas aos riftes oceânicos e sua actividade gera-se quando a água se infiltra na crusta oceânica e sofre aquecimento em profundidade. As elevadas temperaturas permitem a dissolução de gases e compostos químicos, alguns dos quais metálicos.

A água ascende na crusta e quando contacta com a água do mar sofre arrefecimento, provocando a precipitação dos materiais dissolvidos.

Nestas zonas, a vários km de profundidade, encontram-se espécies, principalmente microrganismos, que chegam a habitar ambientes com temperaturas na ordem dos 100ºC e com elevado teor em compostos tóxicos (metais pesados).

Nos ecossistemas hidrotermais a produção primária é assegurada por bactérias quimiossintéticas, que obtêm a energia necessária para a fixação de CO2 a partir da oxidação de compostos químicos (p.e. sulfureto de hidrogénio) presentes nos fumos emergentes. As bactérias desempenham, nestes ecossistemas, um papel primordial. Invertebrados, como mexilhões e outros bivalves, usam-nas como fonte alimentar, enquanto outras espécies estabelecem com estas bactérias relações de simbiose.

Expedição francesa estuda fenómenos hidrotermais perto dos Açores

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: