BioGeo10

Blog de apoio à disciplina de Biologia e Geologia (ano 1)

Simulacro de sismo em vários locais de Lisboa esta sexta-feira e sábado

Posted by MP em Novembro 21, 2008

Baseado no sismo histórico de 1909 em Benavente, o “terramoto”, com uma magnitude de 6.6/6.7, vai “abalar” os distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal por volta das 17:00 e gerar elevados danos materiais e humano.

Na sequência do sismo vários edifícios de Lisboa vão ser evacuados, como o Hotel Sheraton e Marriott, Hospital de Santa Maria, Centro Comercial Colombo e do Campo Pequeno, Banco de Portugal, Faculdade de Agronomia e Metropolitano.

O primeiro exercício em Lisboa acontece sexta-feira por volta das 18:00 no cais de cargas e descargas da Praça de Touros do Campo Pequeno, quando uma viatura com matérias perigosas tem um acidente e derrama um produto. Ainda na sexta-feira há um incêndio na Faculdade de Agronomia e um aluimento de terras na encosta do Cemitério dos Prazeres.

No sábado, às 09:05, o Centro Comercial Colombo será evacuado devido à degradação das condições de segurança do edifício. Ao meio da manhã, vários edifícios na zona oriental ribeirinha vão ser destruídos e uma viatura com ocupantes cai ao Rio Tejo, no Cais das Colunas.

Um incêndio num posto de combustível em Alfama, a queda do viaduto em Alcântara-Mar e o risco de derrocada no Hospital de Santa Maria são outros cenários do simulacro para sábado.

O último dia do exercício terá como panoramas uma fuga de gás com incêndio na Torre da Galp, no Parque das Nações, uma ruptura de água e consequente inundação no Campo de Santa Clara e um acidente no metropolitano de Lisboa.

Na sexta-feira o trânsito vai estar condicionado na zona do Campo Pequeno e na Rua Maria Pia, enquanto no sábado sofrerá condicionamentos na zona do Campo das Cebolas e cortes na Rua da Alfândega e Rua do Cais de Santarém. Os condicionamentos ao trânsito vão também afectar algumas regiões dos distritos de Santarém e Setúbal, locais onde a Autoridade Nacional de Protecção Civil vai também realizar o exercício “Prociv IV/2008”, que termina no domingo.

O exercício, que será realizado ao longo dos três dias em simultâneo, tem como objectivo treinar a capacidade de resposta da protecção civil ao possível “terramoto” e validar os pressupostos operacionais contidos no Plano Especial de Emergência de Risco Sísmico para a Área Metropolitana de Lisboa e Concelhos Limítrofes (PEERS-AML).

No total vão estar mobilizados 2.750 elementos operacionais e 1.798 figurantes, dos quais 234 vão simular que estão mortos, 795 feridos e 769 desalojados.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: